Dez argumentos para você deletar suas contas nas redes sociais agora mesmo

O livro do Jaron Lanier, com o título em inglês Ten Arguments For Deleting Your Social Media Accounts Right Nowmostra por que devemos sair das redes sociais. Coloco aqui um breve resumo desses dez itens, e adiciono alguns comentários meus. Sei que é complicado resumir um livro de 142 páginas em um post na internet, mas segue abaixo esta tentativa. Considero este assunto muito importante, dado os problemas que as redes sociais podem causar. Sei que a maioria dos leitores não vai sair do Facebook, Twitter ou Instagram imediatamente, mas fico satisfeito de colocar estes assuntos para debate, para que cada um tome suas próprias conclusões e decisões.

1 – Você está perdendo sua vontade própria

As redes sociais nos prendem através de um esquema viciante de modificação de comportamento. Estes sites usam os mecanismos de prazer como as recompensas psicológicas e a liberação de dopamina no cérebro, para que fiquemos checando o site para receber mais uma dose. Parecemos ser animais em gaiolas em um grande laboratório sendo submetidos a experimentos científicos, mas toda a sociedade está enjaulada. Com isso perdemos nossa vontade própria e livre arbítrio.

2 – Sair das mídias sociais é a melhor forma de resistência à insanidade dos nossos tempos

As redes sociais tentam fazer com que você pense que sem elas não haveria internet, celulares, ou grupos de apoio pra te ajudar nos momentos difíceis. Mas as pessoas sempre se comunicaram, organizaram-se em grupos e interagiram antes do Facebook ou outras redes. É possível sair e ter mais tempo para ter contato verdadeiro com as pessoas.

3 – As mídias sociais estão te tornando um babaca

O autor usa a metáfora do lobo solitário que, quando colocado em uma matilha, se vira contra os outros membros inferiores no grupo, e contra as outras matilhas. Conflitos antigos são ressuscitados e agravados pelas redes sociais. As pessoas ficam arrogaantes e agressivas. O design das redes sociais se baseia em sentimentos e comportamentos negativos.

4 – As mídias sociais estão minando a verdade

Existe uma falta de compromisso com a verdade. Memes viralizam e, mesmo se não são verdadeiros, acabam sendo aceitos porque são engraçados, ou porque se encaixam no que já acreditamos. Mentiras são divulgadas e vendidas como verdade se interessam a alguém ou grupo de poder.

5 – As mídias sociais estão fazendo tudo o que diz ficar sem sentido

O que você vê na mídia social é selecionado pelo algoritmo do site, para te engajar e fazer com que veja mais anúncios. Mas o conteúdo está fora de contexto, e não vemos o que procuramos mas o que o site quer mostrar. O número de perfis falsos, seguidores fantasmas e comentadores automáticos compromete a realidade das interações.

6 – As mídias sociais estão acabando com sua capacidade para empatia

Os algoritmos determinam o que vemos, e não sabemos o que as outras pessoas estão vendo porque o algoritmo está mostrando outras coisas a elas. E como estamos separados e distantes dos outros, perdemos a capacidade de entender as experiências pelas quais as outras pessoas estão passando.

7 – Mídias sociais estão te deixando triste

As redes sociais tentam nos convencer de que conectam pessoas e nos deixam felizes. Mas na verdade é o contrário que acontece. Varias pesquisas mostram que as redes sociais entristecem as pessoas e as isolam. E a comparação social piora esse quadro. O Instagram é o pior aplicativo para a saúde mental de jovens, gerando uma crise de saúde pública.

8 – Mídias sociais não querem que você tenha dignidade financeira

As redes sociais são gratuitas, mas pagamos muito com nossa dedicação, envolvimento e tempo gasto nas plataformas. Como não pagamos nada, não somos clientes, e sim o produto destes sites. Os verdadeiros clientes são os anunciantes. Contribuímos com conteúdo e serviços, que em outros tempos nos renderiam dinheiro, dando de graça para as redes sociais, muitas vezes sem saber, e as empresas estão lucrando com nosso trabalho.

9 – Mídias sociais estão tornando a política impossível

Governos de direita voltaram ao poder em diversos países recentemente: EUA, Áustria, Turquia, Índia, Itália e outras democracias. Líderes autoritários possuem nas redes sociais a plataforma ideal de campanha. Basta espalhar conteúdos que gerem o medo, preconceito, mentira, desinformação, e as pessoas são facilmente atingidas. Infelizmente os sentimentos negativos e agressivos ganham mais força nas redes sociais.

10 – Mídias sociais detestam sua alma

O aspecto mais importante das nossas vidas é a experiência, o momento vivido no agora, o presente, que é a pura expressão da vida, da consciência. Mas às vezes estamos tão absolvidos pela tela do celular que não estamos vivendo o que está ao nosso redor. Não vivemos o agora, no sentido pleno da vida, apenas somos usados para produzir conteúdo e postar nas redes sociais. Nossos amigos são obrigados a curtir, e nós temos que retornar o favor, num ciclo vicioso que prejudica a todos nós. As únicas beneficiadas são as empresas bilionárias que ganham o engajamento e a audiência. Anunciantes são obrigados a financiar as redes sociais para comprar um pouco da nossa atenção e tempo.

Ao terminar o livro temos algumas recomendações, como por exemplo:

Conteúdo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.