Oficina para alunos de Arquitetura da UFMG

Alunos da escola de Arquitetura da UFMG participaram de uma oficina dividida em 3 dias, como parte da disciplina TAU092, gerenciada pela professora Andrea Franco. No primeiro dia apresentei os conceitos básicos de como o design e o ambiente podem influenciar o comportamento das pessoas. Os participantes foram convidados a contribuir com exemplos, e algumas propostas podem ser vistas aqui. No segundo dia trabalhamos com os cartões de Design com Intento, para exercitar as estratégias de influência, comparar com exemplos reais e para procurar soluções para problemas diversos, que requerem uma mudança de comportamento dos usuários.

Como atividade principal, definimos como tema a crise hídrica para que os alunos trabalhassem para propor uma solução. Os cartões de Design com Intento, os princípios da persuasão e tecnologia persuasiva foram usados para ajudar na geração de ideias.

No terceiro e último dia os participantes apresentaram as propostas, que variaram bastante em termos de aplicação e alcance. Exemplos incluem intervenções nos chuveiros, seja para facilitar a visualização do tempo gasto dentro do chuveiro, para visualizar os gastos num aplicativo de smartfone, ou para sentir que o tempo está passando através da redução do fluxo de água. Intervenções mais amplas sugeriram um serviço para definir metas de consumo a todas residências, e ao bater esta meta o morador ganharia descontos em lojas parceiras do projeto.

Outra proposta sugeriu um portal da transparência do uso da água. Grandes consumidores como indústrias e o agronegócio estariam listados para que a população observasse o consumo e avaliasse as medidas adotadas para conservar água. Um mapa facilitaria que o poder público observasse as áreas críticas e facilitaria o controle e implementação de medidas para reduzir o consumo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *