Orientação de alunos de mestrado

Uma das atividades que faço aqui na universidade de Warwick é supervisão de alunos de mestrado, e também de alguns projetos de graduação. Este ano orientei ou estou orientando três alunos de mestrado e dois de graduação em projetos diversos.

Um deles é diretamente ligado à experiência do usuário, estudando como um sistema baseado em tecnologias móveis pode solucionar problemas psicológicos e de falta de comunicação no mundo real. Esta aluna está estudando o caso de famílias na China onde a estrutura social obriga que o pai trabalhe muito, usando a família como hotel. A mãe cuida da casa e do único filho ou filha, ficando muito apegada. Ela introduz o conceito do simbiose nas relações, que é o termo da biologia para caracterizar relações onde geralmente dois organismos vivem juntos, onde um ou ambos se beneficiam. Nas relações familiares, isso é o que acontece quando a criança tem menos de 6 meses de idade. Mãe e filho são como um ser só. Mas quando a criança cresce e permanece vivendo uma simbiose, a relação não será saudável, podendo causar diversos problemas psicológicos. Esta aluna verificou a possibilidade de usar aplicativos de celular para ajustar as relações, seja pra aproximar estes membros distantes (pais, esposa e filho), ou para desapega-los (mãe e filho). Ela pretende fazer isso com o intermédio de psicólogos, com cursos online, para aumentar a auto estima e promover as habilidades de comunicação de todos.

Tela do jogo Onmyoji. Fonte: 2P, link na imagem

Um outro projeto envolve análise de tecnologia persuasiva na forma de jogos. Esta aluna usou o jogo Onmyoji como estudo de caso, para entender as estratégias que fazem este ser um jogo extremamente rentável no mercado chinês. Jogadores gastam centenas de libras comprando elementos no jogo, que farão seu avatar ganhar poderes para conseguir evoluir no jogo.

Caracteres do jogo Onmyoji

Esta aluna tem experiência própria, ela mesma se viu gastando bastante dinheiro no jogo. Este foi um dos motivos que a fez escolher este tema. Ela pretende listar recomendações para desenvolvedores fazerem jogos que atraem as pessoas. Mas um objetivo adicional bastante útil é que ela também quer dar recomendações para que jogadores entendam as estratégias persuasivas empregadas nos jogos, e com isso possam se proteger e não cair nas armadilhas existentes.

Além da orientação, meu trabalho também envolve a avaliação das dissertações e o exame oral, onde o aluno tem que apresentar o trabalho e responder a perguntas. A foto acima mostra as dissertações que estou lendo estes dias, para o exame que acontece geralmente em uma ou duas semanas depois da submissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *