Sobre mim

Sou Luis Oliveira, o criador deste site, doutor em Design pela Universidade de Loughborough, do Reino Unido. Os grupos de pesquisa específicos do qual faço parte são o de Design Centrado no Usuário, e Design Sustentável. Minha tese foi sobre como usar o design de aplicativos para mudar o comportamento das pessoas para economia de energia. Eu apliquei diversas estratégias para minimizar tensões, ansiedade e tédio durante a performance de atividades que usam eletricidade, e com isso fiz aumentar as chances das pessoas economizarem energia.

Em seguida fiz um pós-doutorado envolvido em dois projetos: um ligado a ‘smart homes’, pesquisando como moradores interagem com tecnologias inteligentes, expectativas, aceitação, barreiras e desafios. O segundo projeto foi em relação ao uso de aplicativos de smartphones para motivar a mudança de comportamento de motoristas, para que usem mais meios de transporte sustentáveis, como bicicletas.

Atualmente trabalho para a Universidade de Warwick em um projeto desenvolvendo sistemas para melhorar a experiência de usuários de trens, sejam eles os passageiros ou a equipe de bordo. A intenção é criar aplicativos para dar mais informações aos passageiros, desde a navegação até a plataforma, guiando o usuário para o vagão correto, dando a correta localização do assento, possibilitando a reserva de assento a qualquer tempo, e a validação da passagem eletronicamente, como um check-in. A equipe de bordo terá um sistema para verificar a ocupação do trem em tempo real, quais usuários já possuem a passagem e quais precisam comprar um ticket.

Meus artigos científicos, em inglês, podem ser vistos aqui no perfil do Google Scholar: Luis Oliveira.

Meu twitter em inglês é twitter.com/luibhz.

 

2 thoughts on “Sobre mim”

    1. Olá profa Denise,

      você pode baixar e imprimir o kit em papel mais pesado tipo cartão postal, talvez uma gráfica rápida consiga fazer isso para você. Eu imprimi apenas duas cópias do kit para uso nos meus workshops, portanto não tenho ele impresso para vender. Mais pra frente eu vou ver se consigo organizar esta impressão para facilitar para os usuários.

      Os cartões são de uso livre, as pessoas podem usar, compartilhar e adaptar desde que seja dado o crédito, que seja sem fins lucrativos, e que mantenha as mesmas permissões (Creative Commons 3.0).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usando computadores para melhorar o mundo