Por que o Instagram não mostra fotos em ordem cronológica?

O Instagram mudou recentemente o modo como as fotos são apresentadas para todos os usuários. Antes as fotos das pessoas que você segue eram mostradas em ordem cronológica, ou seja, as fotos no topo da sua ‘timeline’ eram aquelas de quem postou mais recentemente. Se você rolasse mais pra baixo, sabia que as fotos dos seus amigos iam aparecendo em ordem, e quanto mais você rolava as fotos, mais antigas elas seriam.

Mas o Instagram resolveu mudar isso. Agora as fotos são organizadas na sua timeline através de um algoritmo. Às vezes tudo parece aleatório. Pode ser que a data das fotos que você está vendo é de hoje, mas se você fecha o aplicativo e abre novamente, você vê no topo uma foto que foi postada por algum amigo há 4 dias, depois tem uma foto de hoje. Algumas vezes aparecem fotos postadas há 10 dias ou mais. Se você visita o perfil do amigo, as fotos estão em ordem cronológica, e você pergunta porque a foto de hoje ainda não apareceu para você.

A resposta curta é: assim o Instagram ganha mais dinheiro.

A resposta longa tem que ser dividida em partes:

1. O Instagram é uma empresa

Como toda empresa, o Instagram tem que conseguir dinheiro para pagar suas contas, lucrar e crescer. E ele quer faturar o máximo que conseguir. Como a maioria das empresas na Internet, o Instagram é grátis para usar, mas publica anúncios para ganhar dinheiro. Quando a gente rola a nossa timeline pra baixo ou vermos as ‘stories’, de tempos em tempos aparece uma propaganda na forma de foto ou vídeo. Estas empresas pagam para inserir estes anúncios ali, e o Instagram ganha cada vez que uma propaganda é exibida ou clicada.

2. O Instagram quer que você use role bastante a sua timeline

Fotos antigas e fora de ordem no Instagram

Para ganhar dinheiro, o Instagram tem que fazer com que você use o aplicativo por bastante tempo, e role bastante sua timeline. Com isso ele pode inserir mais anúncios entre as fotos de quem você segue. Quanto mais tempo você ficar usando o aplicativo, mais anúncios você vai ver, e com isso mais dinheiro ele vai ganhar. O ganho é de cerca de US$5 por cada 1000 visualizações. Esse valor pode parecer pouco, já que vemos alguns poucos anúncios a cada vez que usamos o aplicativo, mas multiplique isso por 800 milhões de usuários. O anunciante pode também escolher pagar apenas quando há uma interação, quando você clica no link de um anúncio.

3. Empresas perdem o controle de seu conteúdo

Antes, ao enviar uma foto ao meio dia, grifes como Hugo Boss ou Dior sabiam que os seguidores iriam ver esta foto ao abrir o aplicativo na hora do almoço. Agora, ao publicarmos uma foto, não sabemos mais quando nossos seguidores vão ver. Isso tem implicações diretas nas empresas que usam o Instagram para divulgar produtos. Como a empresa não tem mais este controle, tem que recorrer a uma saída para garantir a visualização de conteúdo: pagar por anúncios.

4. Posts fora de ordem fazem você rolar mais a timeline

As estatísticas de engajamento comprovaram que a partir do momento que a timeline por algoritmo foi implementada, a taxa de engajamento aumentou bastante. As pessoas usam mais o aplicativo, veem mais fotos e clicam em mais anúncios. E do ponto de vista comercial, é isso mesmo que eles devem fazer.

5. Engajamento não significa melhor experiência do usuário

Se você está rolando mais a sua timeline, isso não quer dizer que esteja gostando do aplicativo mais do que antes. Isso mostra é que você está procurando as fotos que você quer ver, no meio dos anúncios e de todas fotos que o Instagram quer te mostrar. Como você não sabe quais fotos vão aparecer abaixo, você rola mais. E nesse processo acaba curtindo mais fotos e interagindo com anúncios, mesmo sem saber que é tudo planejado pelo Instagram.

6. Psicologia explica por que usamos mais o Instagram aleatório

O termo acadêmico para explicar porque a timeline por algoritmo funciona é recompensa imprevisível (ou aleatória), dentre os diferentes tipos de recompensa usadas para treinar comportamentos. A recompensa imprevisível é uma das estratégias para mudança de comportamento descrita nos cartões do kit Design com Intento (página 54, na categoria Lúdica).  Esta é a mesma estratégia usada pelas máquinas de caça níquel. Você põe uma moeda, puxa a alavanca e pode ganhar ou não as moedas. Não dá pra saber quado a máquina vai dar moedas, e você acaba puxando mais vezes esperando que a próxima vai ser a sua vez de sorte.

Outro tipo é a recompensa temporal, onde após um tempo determinado, a pessoa ganha a recompensa. Nesta categoria entra o salário, pois a cada mês recebemos a quantia determinada. Este é um ganho garantido, mas sem a emoção ou a frustração de um cassino.

7. O algoritmo é baseado nos seus likes

O Instagram alega que criou o algoritmo para fazer com que você não perca as fotos de pessoas com quem interage mais. Se você curtir uma foto de um amigo, comentar, ou conversar por mensagens, vai notar que a daí em diante vão aparecer mais fotos deste amigo. E quanto mais você interage, mais prioridade essa pessoa ganha. O sistema grava as suas preferências e passa a usá-las para exibir as próximas fotos. Um problema é que quando curtimos uma foto, a pessoa fica em débito e geralmente vem curtir uma foto nossa por reciprocidade. Este é um dos princípios básicos da persuasão, bastante presente nas redes sociais.  É preciso ter cuidado para não parecer um psicopata que está obcecado com uma pessoa ao curtir várias fotos dela. O algoritmo considera outros fatores que às vezes não são o que queremos, por exemplo que novos amigos ganham mais prioridade e os amigos antigos de repente somem da sua timeline.

8. Como voltar para a timeline cronológica?

O Instagram não possui a opção para exibir as fotos na ordem correta. Elas sempre vão aparecer como for determinado pelo algoritmo. O que você pode fazer é visitar a página da pessoa e ver as fotos que quiser. Mas isso é muito trabalhoso. Outra opção seria ativar as notificações só daquelas pessoas que você quer mesmo ver. Outra saída é usar rashtags (#), se você e seus amigos usam uma rashtag específica e única, ao clicar nela, as fotos são exibidas em ordem cronológica.

PS: Numa enquete que fiz no meu Instagram (foto abaixo) perguntei: “Você está curtindo o Instagram com fotos antigas e fora de ordem?” Todos os amigos que votaram selecionaram “não”.

Imagens de 6 e 4 dias atrás sendo exibidas fora de ordem na timeline

 

2 comentários em “Por que o Instagram não mostra fotos em ordem cronológica?”

  1. Excelente matéria, além de bem articulada, apresenta pontos que, muitas vezes, passam despercebidos pelos usuários.
    Parabéns pelo texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.