14 dicas para escrever títulos chamativos que funcionam

O título de uma página é, por definição, a linha de texto que vem antes do resto. Mas na verdade ele é muito mais do que isso. Ele deve ser informativo, conter um resumo fiel do texto, em um espaço bastante pequeno. Além disso ele é a isca, a propaganda do texto em si. O mais importante, o título deve refletir o que há na matéria para não criar frustração. Um leitor frustrado dificilmente volta.

De cada 10 pessoas que acessam sites de notícias ou blogs, 8 lêem apenas os títulos, e só 2 vão ler o conteúdo. Portanto é preciso atrair a atenção do leitor, evitar que ele passe direto. Você já deve ter visto vários títulos de notícias, ou aquelas notícias relacionadas, que nos deixam super curiosos para ler mais. Os autores sabem o que atrai os leitores e exploram estas estratégias nos títulos. Eu coloco aqui umas dessas técnicas para que você possa usar também, ou pelo menos possa saber quando elas estão sendo usadas, para que você envite cair nas armadilhas dos autores. A inspiração para esta lista veio destas fontes na internet, por exemplo estas 5 dicas,  estas outras 5, ou estas 10 dicas. Uso abaixo o exemplo de um texto sobre turismo. Imagine que você tem uma lista com as melhores praias do país, e quer atrair o leitor para conhecê-las através das fotos e descrições.

1. Quanto menor melhor

O tamanho do título deve ser menor do que 65 caracteres. Se for mais longo do que isso começa a ser cortado nos resultados de busca. Em inglês, o tamanho ideal de títulos é de 6 palavras. Em português este número pode ser um pouco maior maior porque usamos mais palavras para falar a mesma coisa. Mas mantenha o título curto, quanto menor, mais fácil de reter a informação. E os leitores geralmente fazem uma leitura dinâmica dos títulos. Eles pulam palavras quando ele é muito grande, e focam na primeira e nas três últimas palavras.

2. Crie referências pessoais

Tenha alguma referência ao leitor. Títulos que incluam algo relacionado ao leitor dialoga diretamente com ele, como uma conversa pessoal. Se possível, inclua ‘você’, ‘seu’, etc. Exemplo:

Seu próximo feriado pode ser numa dessas praias

3. Use adjetivos

Quando os leitores olharem para seu título, eles vão procurar aquilo que os atraiam, como palavras que os motivem a ler o texto completo.  Você pode incluir exemplos como divertido, fácil, único, incrível, essencial, estranho, etc. Exemplo:

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4. Use iscas tipo o que, quando, como, etc

Algumas palavras funcionam como iscas, pois indicam causa e consequência, ou ‘engatilham’ algo, ou provocam ações. Entre elas podemos citar ‘como’, ‘o que’, ‘por que’, ‘qual’, ‘quando’, etc. Estas palavras podem persuadir, ou provocar alguém a fazer algo, a tentar descobrir, a se colocar na situação citada.

Veja quais são as melhores praias do Brasil

5. Use perguntas

Além de dizer qual conteúdo o leitor vai encontrar, você pode também perguntar ao leitor o que ele sabe atualmente, para deixá-lo curioso para procurar a resposta. E mesmo que já saiba, ele pode querer ler o texto só para conferir se o artigo vai corresponder com o que ele já sabe.

Você já visitou alguma das melhores praias do Brasil?

6. Use números

Muitos títulos por aí usam números, e tem até série de livros (1001 filmes, 1001 vinhos etc) que usam essa estratégia. Quanto maior o número, mais chances do post ser compartilhado. Use dígitos ao invés de por extenso. Mas não precisa criar mais items só pra ter uma lista grande. Leitores gostam de organização, e uma lista concisa indica que existe um número certo de alguma coisa. E indica também que o autor fez alguma pesquisa para selecionar a lista, usando algum critério. E existe também a familiaridade, porque já usamos muitas listas no nosso dia a dia.

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7. Indique um item preferido na lista.

Aumente a curiosidade do leitor, que vai querer saber qual é este item. Mas use com cuidado, se abusado, perde a eficiência.

Conheça as 10 praias mais bonitas do Brasil. A número 6 é mesmo sensacional!

8. Use palavras-chave

Use palavras-chave originais, além daquelas que já são os temas do seu site. Alguns exemplos de boas palavras-chave  são: razões, fatos, lições, dicas, idéias, maneiras, segredos, ou truques. Não use ‘coisas’!

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9. Use palavras diferentes

Quando tiver uma ideia de título, veja quais palavras podem ser substituídas por outras semelhantes. Por exemplo:

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10, Tenha autoridade

Pegue seus leitores de jeito! Mostre autoridade no que diz com uma promessa forte. Mostre autoconfiança e diga que vale a pena ler seu artigo, pois foi escrito por alguém com conhecimento no assunto.  Por exemplo: Dicas de mestre, Especialistas mostram como fazer, Faça como os profissionais.

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11. Faça uma promessa audaciosa.

Prometa algo valioso. Se o seu artigo vai ensinar o leitor como aprender uma nova habilidade, ou fazer algo que ele nunca fez antes, ou desvendar um mistério do passado, use isso no título. Seduza o leitor a clicar no link. Mas certifique-se de cumprir a promessa no artigo.

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12. Use sentenças no negativo

Frases no negativo usam das nossas inseguranças. Títulos com as frases ‘não’, ‘sem’, ‘pare’, etc, geram muito mais compartilhamentos.

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13. Use humor

Dependendo do conteúdo você pode usar humor, ou paixão, ou alguma outra emoção que seu texto evoque.  Esta dica é um pouco complicada pois não se pode fazer humor com tudo, e algumas emoções são inadequadas e não devemos motiva-las na internet.  Mas podemos brincar um pouco por exemplo com memes, gírias ou acontecimentos engraçados.

Saiba porque tamanho da praia não é documento.

14. Use esta fórmula

Existe esta fórmula para criar títulos, onde você combina estes elementos, não necessariamente nesta mesma ordem:

Número ou palavra isca + adjetivo + palavra chave + promessa

Promessa: conheça as melhores praias

Isca: quais são, porque

Número: 10

Adjetivo: bonitas, desertas, preservadas

Palavras-chave: fatos, razões, segredos

Resultado:

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