Veículos autônomos e a confiança dos usuários

Atualmente estou trabalhando em um projeto de pesquisa envolvendo veículos autônomos, no departamento WMG da Universidade de Warwick. A intenção é entender como as pessoas percebem os veículos em termos de confiança, facilidade de uso, importância e experiência em geral. Sabemos que pessoas diferentes têm opiniões diferentes a respeito desses veículos. Portanto  é necessário entender a real aceitação ou resistência, e os motivos por trás dessa resistência, antes de tentar introduzir estes veículos para o grande público.

Veículos autônomos apresentam várias vantagens, incluindo mais segurança, menos poluição, menos tráfego, mobilidade para pessoas com deficiência e idosos, entre outras. Mas estes benefícios vão depender do nível de automação empregado, e da quantidade de veículos autônomos em circulação.

A Sociedade de Engenheiros Automotivos dos EUA definiu cinco níveis de automação para classificar estes veículos. Explico aqui estes níveis, que são importantes para se entender como as pessoas interagem ou vão interagir com estes veículos no futuro.

Nível 0

Sem automação nenhuma. O motorista é responsável por todas as atividades necessárias para se conduzir o veículo. Este é o caso de todos automóveis mais antigos.

Nivel 1

O veículo é responsável por uma atividade, em uma dimensão apenas. O veículo controla, por exemplo, a velocidade e frenagem. Outro caso é o tipo que controla a direção para os lados, como no controle de faixa. Estes tipos de automação já existem em veículos há alguns anos.

Nivel 2

Veículos com automação de nível 2 controlam duas dimensões mesmo tempo, frontal e lateral. O veículo é capaz de definir a velocidade e a direção. Alguns carros atuais já possuem estas funções. O motorista pode tirar a mão do volante e dos pedais pois o carro controla estas funções. Entretanto, o motorista precisa estar atento ao trânsito a todo o momento, e precisa ser capaz de retomar o controle imediatamente, se necessário.

Nivel 3

Veículos autônomos de nível 3 controlam a direção, aceleração e frenagem do carro, e o motorista não precisa ficar prestando atenção ao trânsito. O veículo toma conta dos aspectos da direção e de segurança, e vai informar caso uma intervenção seja necessária. Portanto, ainda é necessário ter um motorista capaz de dirigir o carro se preciso.

Nivel 4

Automação de nível 4 é quando o veículo controla todos os aspectos da direção do veículo, e não é necessário ter um motorista, nem mesmo ter os controles como volante e pedais. Mas neste nível, os veículos andam apenas por rotas conhecidas ou pré programadas.

Nivel 5

Veículos autônomos de nivel 5 serão capazes de lidar com qualquer situação em qualquer tipo de via, sem necessidade de uma pessoa a bordo, e sem a necessidade de que a via esteja num mapa. Apesar deste nível ser o que se pode chamar de automação completa, talvez sejam necessárias várias décadas até que os sistemas sejam capazes e confiáveis para executar esse controle.

O projeto que trabalho é chamado UK Autodrive, e testamos veículos de nível 4, ou seja, totalmente autônomos quando rodam em circunstâncias e locais determinados. Uma imagem do veículo, que chamamos de ‘pod’, está publicada no topo dessa página. Esta foto eu tirei quando um desses veículos foi trazido para o simulador de tráfego da universidade de Warwick.

Os estudos que estamos conduzindo envolvem experiências com o pod, seguidas de questionários para avaliar as preferências e problemas enfrentados. Como em todo bom experimento científico, temos grupos de controle e outros grupos onde testamos variáveis. Num estudo anterior foram avaliadas interfaces diferentes para controle do veículo, e perguntamos quais eram as preferidas, e por quê. Outro estudo avaliou como o comportamento do veículo afeta a confiança, em termos da velocidade e direção. Em breve colocarei aqui informações sobre as publicações acadêmicas que surgirem deste projeto.

 

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