Design com intento

Há alguns meses entrei em contato com o Dan Lockton, criador do Design with Intent Cards, e propus de traduzir este material para o português. Ele adorou a ideia, e a partir daí comecei a trabalhar neste projeto, que vocês podem ver abaixo. O kit de ferramentas Design com Intento contém 101 padrões para influenciar comportamentos através do design.

Há enormes oportunidades pro design influenciar positivamente questões sociais e ambientais, para melhorar a vida das pessoas ou o meio-ambiente em que vivemos. Mas por enquanto há pouca informação para guiar designers e outros interessados. O kit de ferramentas Design com Intento pretende dar o pontapé inicial nesta tarefa.
Os cartões de Design com Intento descrevem sistemas (produtos, serviços, interfaces, ambientes) que foram estrategicamente projetados com a intenção de influenciar o modo como as pessoas os utilizam.

Estrutura do kit de ferramentas

Os cartões são agrupados em oito ‘lentes’ representando diferentes ‘visões de mundo’ disciplinares, ou campos de pesquisa. Estas lentes são:

  • Arquiteturais
  • À prova de erros
  • Interação
  • Lúdicas
  • Perceptivas
  • Cognitivas
  • Maquiavélicas
  • Segurança
Cartão de título do kit de ferramentas Design com Intento
Cartão de título do kit de ferramentas Design com Intento

Cada lente tem uma apresentação que explica um pouco mais do cenário. A classificação é uma taxonomia solta e muitos cartões poderiam se encaixar em outras lentes: o ponto realmente é incentivar os designers a pensar sobre a mudança de comportamento a partir de diferentes perspectivas. Estas lentes incluem, por exemplo ‘arquiteturas’ dos objetos e do espaço físico. O formato de bancos nos pontos de ônibus determina como sentaremos, e em alguns casos estes são projetados de modo a impedir que pessoas deitem. Outros exemplos definem o planejamento de tarefas executadas pelos usuários de modo a evitar erros, baseados em aspectos psicológicos e cognitivos. Por exemplo, quando vamos ao caixa eletrônico estamos focados em tirar dinheiro. No passado, muita gente pegava o dinheiro e esquecia o cartão pra trás. Mas de uns anos pra cá o cartão é devolvido pela máquina primeiro, depois vem o dinheiro, fazendo com que o sistema ajude o usuário a lembrar de pegar o cartão. Estes e outros exemplos podem ser vistos no documento para download, contendo todos os 101 cartões.

Veja aqui do arquivo PDF do kit de ferramentas Design com Intento, contendo os 101 cartões com descrição e exemplos de cada estratégia para mudança de comportamento. O kit possui ainda cartões extras introduzindo o método, sugerindo usos e descrevendo cada tema geral.

Autoria

Dan Lockton, com David Harrison Neville A. Stanton
Tradução: Luis Oliveira

Permissões

Estes cartões são de uso livre, as pessoas podem usar, compartilhar e adaptar, desde que seja dado o crédito, que seja sem fins lucrativos, e que mantenha as mesmas permissões (Creative Commons 3.0).

2 thoughts on “Design com intento”

  1. Caro Luis:

    Depois de algum tempo a pesquisar sobre temáticas de “User Experience” e “Design Thinking” eis que me deparo com o seu site com o kit do Dan Lockton em português!

    Um bem Haja pela sua iniciativa e por ter disponibilizado o kit.

    Abraço,
    Danny

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *