Este site contém material acadêmico sobre tecnologia persuasiva. Este é provavelmente o primeiro site a publicar alguns destes conteúdos em português. Este site funciona como um repositório das técnicas utilizadas para motivar a mudança de comportamento, e lista exemplos de aplicações de estratégias de persuasão em produtos e sistemas que utilizamos no nosso dia-a-dia. Veja aqui mais informações sobre o que é tecnologia persuasiva e como ela funciona.
A persuasão geralmente tem uma conotação negativa, talvez com razão. Muitas vezes as estratégias persuasivas são usadas para fazer as pessoas gastarem mais, comprarem produtos que não precisam, ou fazerem o que não querem. É possível usar a persuasão para o bem ou para o mal, como qualquer outra ferramenta. Mas a persuasão é apresentada aqui como um recurso positivo para a mudança de comportamento para melhor. É possível usar estratégias de persuasão para fazer com que as pessoas aprendam mais, interajam mais, sejam mais tolerantes, se alimentem melhor, pratiquem exercícios, dirijam menos, usem mais transporte coletivo como ônibus, metrô e trens, etc.
Consulte nas páginas deste site as diversas estratégias que podem ser usadas para persuasão, com exemplos de aplicativos para telefones celulares, sites, sistemas e também produtos físicos.
Este site também funciona como uma estrutura para a integração entre os organizadores e participantes de oficinas e palestras nos temas sobre tecnologia persuasiva, design para mudança de comportamento e design sustentável. Veja no menu ao lado as apresentações recentes, ou entre em contato para organizar uma oficina em sua faculdade ou empresa.