Marília Bergamo, professora do Departamento de Desenho Escola de Belas Artes da UFMG, me convidou para colaborar com uma disciplina para alunos de Design no turno da noite. Eu fiquei responsável pelos dois primeiros dias, 27 & 28 de agosto de 2015. O conteúdo ministrado foi design para mudança de comportamento, design sustentável e tecnologia persuasiva. Os participantes viram palestras no primeiro dia, tiveram atividades extra-classe e foram instigados a produzir soluções para problemas reais e apresentar no segundo dia. O problema proposto foi a crise hídrica, e a atividade se concentrou em como usar o design para mudar o comportamento das pessoas e promover economia de água. Os cartões de Design com Intento foram usados para contribuir na fase de geração de ideias.
Como era meu aniversário, eu pedi para os alunos tentar adivinhar minha idade. Em pedaços de papel eles colocaram o nome e qual idade eles achavam que eu tenho. Mas nenhum dos mais de 30 participantes acertou. O prêmio para o acerto era uma barra de chocolate Toblerone. O prêmio foi então dividido entre os 4 alunos que chegaram mais perto, sugerindo idades acima e abaixo da minha idade real.
Eu produzi um artigo científico com os resultados destas oficinas, que foi aceito e apresentado no Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (SBDS) e International Symposium on sustainable Design (ISSD), e publicado pela revista científica Mix Sustentável. O artigo pode ser baixado gratuitamente neste link abaixo, com versões em inglês e português.
Referência bibliográfica:
Oliveira, L., Pereira, A. F., & Bergamo, M. L. (2017). STRATEGIES TO PROMOTE SUSTAINABLE BEHAVIOUR IN RELATION TO WATER USE: PROPOSALS AND CLASSIFICATIONS – Estratégias para Promover Comportamentos Sustentáveis em Relação ao Uso da Agua: Propostas e Classificações. MIX Sustentável, 3(4), 63–83. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n4.63-83