Os últimos anos proporcionaram uma grande visibilidade ao mundo dos restaurantes. Reality shows baseados em comida e programas gastronômicos na mídia contribuiram para a ascenção da figura do “chef”. Chefs gostam de estar nos holofotes tanto quanto os consumidores gostam de se sentirem exclusivos e receberem um tratamento personalizado. Será que toda essa pompa está se tornando mais importante que a comida em si? Um novo estudo vindo de Hong Kong sugere que talvez, sim. Comissionado pela firma de hospitalidade “CatcnOn”, o estudo conclui que os consumidores pensam que uma refeição é mais saborosa se ela é apresentada pra eles por um chef, mesmo que os ingredientes utilizados sejam de qualidade inferior. No estudo, 48 consumidores desavisados, no chique restaurante Serge et le Phoque, em Hong Kong, foram ofertados a experimentar duas versões de um risotto especial. A primeira, feita com galinha caipira, estava na mesa já quando eles chegaram para se servir, acompanhada de uma cartilha listando os ingredientes. Na segunda versão, utilizou-se frango enlatado comprado em supermercado e se trouxe o chef Charles Pelletier para apresentá-la. O chef explicou as “pequenas alterações” feitas na segunda versão e detalhou cada ingrediente, salpicando seu discurso com memórias preciosas de infância.
Quando os participantes julgaram as duas versões, a maioria absoluta de 77% assinalou gostar mais do risotto apresentado pessoalmente por Pelletier (que, na verdade, não é um chef de verdade, mas o co-proprietário do restaurante). Eles consistentemente avaliaram a segunda versão superior à outra em termos de qualidade, gosto, estética, cheiro e tamanho da porção, mesmo que ambas tivessem a mesma quantidade.
Este exemplo usa claramente a ideia de “autoridade”, quando um especialista motiva as pessoas a agirem de determinada maneira. Este é um dos princípios básicos de persuasão, conforme descrito por Cialdini.
Contribuição por Alessandro Policarpo. Adaptado de http://www.fastcodesign.com/3050227/evidence/can-a-meals-presentation-change-your-perception-of-its-overall-quality