Tecnologia persuasiva no Masterchef



O reality de cozinha Masterchef Brasil, da Rede Bandeirantes é um dos assuntos mais comentados atualmente. O programa escolheu uma estratégia de tecnologia persuasiva para conquistar a popularidade da sociedade brasileira. Durante cada episódio, situado acima a direitam está um contador de mentions da hashtag do programa no twitter, #masterchef.

Além dos comentários de pessoas famosas e anônimas que estão usando a hashtag que aparece esporadicamente no rodapé da tela. Também existem um tipo de promoção, que surge as vezes na tela, é disponibilizado uma hashtag especifica que desbloqueia uma informação exclusiva sobre o programa, caso o programa alcance uma meta de mentions dessa # no Twitter. Essa estratégia basea-se nos preceitos de aceitação social principalmente, ou seja, cria no usuário a sensação que todos estão vendo o Masterchef, e que esse é um grupo positivo,que o espectador faz parte. Também usa a ideia de reciprocidade, ou seja o programa provê informações exclusivas a quem ajuda na divulgação do mesmo.

Colaboração por Aléxia Oliveira

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