Tecnologia persuasiva é aquela criada para mudar atitudes ou comportamentos dos usuários, através de persuasão e influência, mas sem o uso de coerção. Brian Fogg criou esta definição no seu livro publicado há décadas atrás, cuja resenha você pode ver aqui neste site.
Onde quer que tenha a intenção de mudar comportamentos, atitudes ou crenças, pode-se dizer que há persuasão. E se esta persuasão está sendo implementada por meios eletrônicos e digitais, então isso é o que o que se entende por tecnologia persuasiva.
Tecnologia persuasiva é um campo emergente de pesquisa interdisciplinar, focando em design, desenvolvimento e avaliação de tecnologias. O objetivo dessas tecnologias é criar consciência sobre comportamentos e induzir mudanças de comportamentos. Vários campos de atividades humanas como vendas, diplomacia, política, religião, treinamento militar, saúde pública e gerenciamento usam estas tecnologias. A maioria da pesquisa em tecnologia persuasiva foca em tecnologias de interação, incluindo computadores desktop, serviços na internet, vídeo games e tecnologias móveis. Apesar de ser um campo relativamente novo, ele incorpora as teorias e postulados de campos tradicionais do conhecimento, como psicologia, retórica e interação homem-computador.
Tecnologia persuasiva é boa ou má?
Depende. A intenção da tecnologia persuasiva é geralmente nobre. Ela pode e deve ser usada para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Por exemplo, um aplicativo de telefone celular pode usar persuasão para você melhorar sua saúde. Existem aqueles que te ajudam a se exercitar, ou que te lembram de tomar o remédio na hora certa.
Entretanto, estas mesmas tecnologias podem ser usadas para o mal. Exemplos incluem aplicativos de jogo de azar, que motivam as pessoas a gastar mais dinheiro, ou que disseminam discurso de ódio e intolerância. Existem muitos problemas éticos no uso indiscriminado de tecnologias persuasivas.
Como a tecnologia persuasiva funciona?
Descrevo aqui, com base no livro do Fogg, que a tecnologia persuasiva pode ser implementada através de três maneiras, que são ferramentas, mídia ou atores sociais.
- As ferramentas persuasivas facilitam nossas atividades, de modo similar a ferramentas comuns. As nossas atividades ficam mais fáceis e eficientes.
- Mídias persuasivas nos transmitem informações de diversas formas, e são essas informações que vão facilitar a persuasão e mudança de comportamento.
- Atores sociais persuasivos estão presentes na tecnologia que personifica entidades vivas. Os aplicativos ou sites podem funcionar como um ser que confiamos, mesmo que seja um mascote eletrônico.
É preciso que as pessoas conheçam estas técnicas e entendam o que é tecnologia persuasiva, para que saibam como e quando elas estão sendo usadas. O design de tecnologia pode ser malvado, mas com o conhecimento podemos nos defender desse uso negativo. E podemos também desenvolver tecnologias persuasivas que trabalhem para o bem da humanidade.