Sou Luis Oliveira, o criador deste site, doutor em Design pela Universidade de Loughborough, do Reino Unido. Os grupos de pesquisa específicos do qual faço parte são o de Design Centrado no Usuário, e Design Sustentável. Minha tese foi sobre como usar o design de aplicativos para mudar o comportamento das pessoas para economia de energia. Eu apliquei diversas estratégias para minimizar tensões, ansiedade e tédio durante a performance de atividades que usam eletricidade, e com isso fiz aumentar as chances das pessoas economizarem energia.
Em seguida fiz um pós-doutorado envolvido em dois projetos: um ligado a ‘smart homes’, pesquisando como moradores interagem com tecnologias inteligentes, expectativas, aceitação, barreiras e desafios. O segundo projeto foi em relação ao uso de aplicativos de smartphones para motivar a mudança de comportamento de motoristas, para que usem mais meios de transporte sustentáveis, como bicicletas.
Depois fui trabalhar para a Universidade de Warwick em um projeto desenvolvendo sistemas para melhorar a experiência de usuários de trens, sejam eles os passageiros ou a equipe de bordo. A intenção é criar aplicativos para dar mais informações aos passageiros, desde a navegação até a plataforma, guiando o usuário para o vagão correto, dando a correta localização do assento, possibilitando a reserva de assento a qualquer tempo, e a validação da passagem eletronicamente, como um check-in. A equipe de bordo terá um sistema para verificar a ocupação do trem em tempo real, quais usuários já possuem a passagem e quais precisam comprar um ticket.
Atualmente trabalho para a brigada de incêndio da região de Birmingham, no oeste da Inglaterra, no Reino Unido. Faço o trabalho de pesquisa sobre a experiência do usuário com os bombeiros, para melhorar a interação com os sistemas e dispositivos que eles têm que usar durante o trabalho.
Meus artigos científicos, em inglês, podem ser vistos aqui no perfil do Google Scholar: Luis Oliveira.
Meu twitter em inglês é twitter.com/luibhz.
Meu portfólio de pesquisa pode ser acessado no site www.rubino.com.br (em inglês).
Oi, Luis!
Sou Professora de Design Thinking e sensemaking.
Gostaria de saber se o kit de cartas em português está à venda.
Obrigada por compartilhar o PDF.
Um abraço
Denise
Obrigada
Olá profa Denise,
você pode baixar e imprimir o kit em papel mais pesado tipo cartão postal, talvez uma gráfica rápida consiga fazer isso para você. E eu também ouvi dizer que outros visitantes imprimiram em papel fotográfico e ficou bom. Eu imprimi apenas duas cópias do kit para uso nos meus workshops, portanto não tenho ele impresso para vender. Mais pra frente eu vou ver se consigo organizar esta impressão para facilitar para os usuários.
Os cartões são de uso livre, as pessoas podem usar, compartilhar e adaptar desde que seja dado o crédito, que seja sem fins lucrativos, e que mantenha as mesmas permissões (Creative Commons 3.0).
Prezado Luis,
Primeiramente, parabéns pela iniciativa em divulgar e possibilitar a discussão sobre um tema ainda bastante desconhecido pelo público em geral.
Sou professor de Biotecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no campus Francisco Beltrão, Paraná, Brasil. Tenho estado muito interessado em tentar entender, e então aplicar, as técnicas de persuasão que as redes sociais empregam mas com foco na educação acadêmica. Não sei se, como experto no assunto, tem interesse nessa temática, mas gostaria de poder ter a oportunidade de conversar contigo e trocar algumas ideias sobre persuasão e academia.
Sem mais e certo de sua atenção agradeço desde já.
Cordialmente!
Prof. Eder Santos.
Olá prof. Eder. Obrigado pelo comentário. Sim, existem exemplos de aplicação de técnicas persuasivas na educação. Vamos conversar mais sobre isso, eu vou entrar em contato diretamente com você. Abraços