Três exemplos de design persuasivo

Impressora

É possível perceber que o botão power do equipamento fica completamente afastado de quaisquer outros botões, provavelmente para não confundir o usuário ou para que não seja acionado por descuido.

Google e Facebook

Após pesquisas no site de busca por um produto específico, quando é feito login no facebook, várias publicações sugeridas pela própria rede social te indicam site para compra do produto pesquisado.

Netflix

A empresa chama atenção para o primeiro mês grátis, como um brinde para conhecer melhor o que é fornecido. Através deste comprometimento inicial, o usuário acaba continuando a usar o serviço, já que provavelmente gostou do que experimentou.

O interessante é que para usar o primeiro mês grátis é preciso inserir os dados de cartão de crédito.  E após esse mês de experimentação, o usuário geralmente acaba por contratar o serviço, pois ele começa a cobrar automaticamente. Este método persuasivo é bastante usado em diversos serviços. A opção mais favorável à empresa está selecionada como ‘padrão’, neste caso, é para começar a cobrar depois de um mês de uso. Para cancelar o serviço é preciso entrar nas configurações e remover os dados de cobrança. Mas as pessoas, por comodidade, acabam por deixar como está, e continuam pagando pelo serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.