Há alguns meses atrás eu consegui uma cópia do livro Think like a UX Researcher, escrito por David Travis e Philip Hodgson. O título pode sugerir que o livro é para alguém fora do campo da experiência do usuário (UX) que deseja começar a pensar como um pesquisador de UX. O livro inspira e motiva a mentalidade necessária para se tornar um pesquisador de UX e, portanto, útil para profissionais de diversas profissões relacionadas. No entanto, as informações práticas, experiências e anedotas compartilhadas pelos dois autores serão mais bem aproveitadas por aqueles que já são pesquisadores de UX experientes ou pelo menos têm um bom conhecimento do campo.
Uma característica deste livro é que ele não ensina detalhadamente como realizar tarefas específicas para conduzir pesquisas, como as técnicas de entrevista, como desenhar mapas de jornada do cliente ou como criar personas. Para essas e outras técnicas práticas, é melhor consultar outros livros como Observando a experiência do usuário: um guia prático para pesquisa do usuário, que descrevo aqui nesse site.
O que este livro nos traz são as tarefas mais gerenciais de um pesquisador pleno ou senior, cruciais para a profissão. A partir de seu slogan, vemos que o livro se concentra em como observar os usuários, influenciar o design e moldar a estratégia de negócios. Por isso mesmo, achei muito útil e inspirador, com informações, orientações e dicas de sobrevivência que não costumamos encontrar em livros acadêmicos.
Conteúdo
Existem capítulos dedicados a preparar o cenário, planejar, conduzir e analisar a pesquisa de UX, mas os tópicos mais úteis para mim foram aqueles abordados nos capítulos no final do livro. Em ‘Persuadir as pessoas a agirem com base nos resultados da pesquisa de experiência do usuário’, vemos os aspectos dolorosos, mas necessários, da evangelização da pesquisa de UX, como lidar com objeções comuns à pesquisa de UX, e como conseguir influenciar a diretoria da empresa.
Outros destaques incluem o lembrete de que, ao final de um projeto, a reunião de avaliação da experiência do usuário não deve ser o fim do seu trabalho. Ela deve focar em gerar discussões, obter consenso sobre os problemas e responder à pergunta ‘o que fazer a seguir?’ gerando os próximos passos, com tarefas claras para todos os envolvidos.
No capítulo final os autores dão dicas de como construir uma carreira em UX, seja para criar uma divisão de UX em uma empresa, seja para trabalhar você mesmo se tornar um pesquisador de UX. Indo além das habilidades técnicas, eles perguntam ‘o que torna alguém um bom pesquisador de UX?’ Spoiler alert: ‘o jeito com que o médico se comporta à beira da maca de um paciente’, inspirados na maneira como um bom médico trata as pessoas doentes, sendo gentil, amigável e compreensivo, dedicando tempo para ouvir sem interrupção.
Referência
Travis, D., & Hodgson, P. (2019). Think like a UX researcher: how to observe users, influence design, and shape business strategy. CRC Press.