Metas Diárias do Tom Daley

Ganhei este livro de uma amiga e colega de trabalho e adorei: Tom’s Daily Goals. O subtítulo promete “nunca se sinta com fome ou cansado novamente” e lista “7 passos fáceis pra viver sua melhor vida”. Tom Daley é o atleta e medalhista olímpico britânico, com medalha de Bronze em Londres’12 e Rio’16. Ele dá umas dicas realmente boas, pra saúde física e também mental. O livro é bem editado, com 220 páginas de dicas e muitas fotos, e teve a colaboração de vários profissionais como nutricionistas, treinadores, designers e escritores.

A primeira parte é sobre movimento, sobre como manter o corpo saudável com exercícios e alongamentos. Depois ele fala sobre pensamento positivo e cuidado mental, essenciais para um atleta. Ele menciona modos para melhorar o sistema imune, e dedica varias paginas a comida, com receitas, preparo e dicas. Destaque para o sorvete natural cuja base é banana, com sabores de canela, nozes ou frutas vermelhas. Depois ele dá dicas de como evitar o estresse e aumentar a resiliência.

Mas você deve estar se perguntando o porquê de um livro de receitas de um atleta estar neste site sobre tecnologia. É que no sexto capítulo ele fala sobre detox digital, um assunto que venho abordando há tempos nesse site. Semana passada postei sobre os 10 argumentos para deletar as contas nas redes sociais. E estas dicas reunidas para se desentoxicar do meio digital complementam bem este conteúdo, motivando a ter moderação no uso das redes sociais, talvez como um passo antes de sair completamente.

Pesquisas mostram que algumas pessoas checam os seus telefones celulares 200 vezes por dia, e que mantemos o celular ao alcance da mão em 95% do tempo. A nossa dependência na tecnologia não é apenas pela capacidade de facilitar nossa vida. Muitas vezes há adicção de verdade. Isso acontece porque cada vez que recebemos uma mensagem ou uma notificação, há a liberação de uma dose de dopamina. Esse neurotransmissor está ligado aos mecanismos de prazer e nos motiva a procurar mais dessas recompensas. Por isso existe uma compulsão  na busca por notificações.

Fica difícil se concentrar no trabalho, nas pessoas ao seu redor, ou nas tarefas off-line com essa competição por atenção, principalmente se você recebe muitas notificações. Sem contar o tempo que se gasta pra ler e processar a informação. Em muitos casos precisamos de agir, seja responder à mensagem, checar a foto, encaminhar o conteúdo, etc. As pessoas acabam ficando ansiosas tentando lidar com tudo isso, ou acabam não dedicando a atenção necessária, o que pode gerar culpa.

Mas como se desconectar dos nossos dispositivos? Uma alternativa é através do chamado detox digital. Por um período de tempo, seja umas horas, dias ou semanas, não use nenhuma forma de tecnologia digital, principalmente as redes sociais. Isso tem sido uma oportunidade usada para se re-engajar com o mundo e desestressar. Mesmo que possa parecer difícil no começo, os resultados são significativos. Passar um tempo longe do seu telefone vai te deixar mais descansado, presente, alerta, feliz e no fim das contas, mais produtivo.

Talvez seja hora de dar um tempo se:

  • você está sempre com o telefone na mão
  • você está sempre pensando na sua próxima foto no Instagram ou post no Facebook
  • você rola sua timeline automaticamente e sem pensar, e duas horas depois você se dá conta do tempo
  • você fica ansioso porque acha que precisa atualizar sua presença online
  • você faz alguma coisa só pra postar na rede social
  • você faz muita comparação, achando que os outros têm uma vida da mais excitante ou têm mais sucesso que você
  • você está encontrando seus amigos de verdade com menos frequência

O autor dá estas dicas práticas para que possamos fazer o nosso detox digital. Cada pessoa tem que definir seus próprios objetivos com base nos comportamentos atuais, mas estes exemplos servem de modelo e ponto de partida:

1 – defina o quanto pode

Estabeleça a quantidade máxima de tempo que pode ficar no telefone ou computador por dia. Se restringir, ao invés de banir completamente, é mais provável que você vai seguir a regra.

2 – vá devagar

Se você é muito dependente da tecnologia, comece impondo pequenos limites cada dia, e depois vá aumentando com o tempo. Isso ajudará a criar novos hábitos e facilitar o detox.

3 – mude um hábito de cada vez

Comece banindo telefones durante as refeições, depois proíba o telefone de entrar no quarto, depois se permita checar e-mail apenas a cada duas horas, depois aumente os intervalos, e por aí. Remova uma coisa de cada vez para ter resultados duradouros.

4 – diga a todos o que está fazendo

Quanto mais pessoas ficarem sabendo do seu detox, maiores as chances de você continuar nele. Quando você se compromete publicamente, tende a ter mais perseverança no que faz.

5 – não use seu telefone como despertador

Se você usar outra coisa tipo um rádio relógio tradicional ou telefone celular antigo sem internet, você evita a tentação de checar o Facebook, Instagram, Snapchat ou Twitter antes de dormir, ou no momento que você abre os olhos. Se você tem que usar o celular e não tem outra alternativa, então coloque-o no modo avião à noite e só volte a conectar pela manhã ou mais tarde.

6 – remova os e-mails completamente do seu telefone

Responder e-mails instantaneamente está cada vez mais comum, mas isso aumenta nosso nível de stress em casa e no trabalho. A gente fica achando que tem que responder imediatamente a cada mensagem importante que recebemos. Limite a possibilidade de checar e responder e-mails, acessando-os uma ou duas vezes por dia, no computador.

7 – elogie as pessoas na vida real

Quantas vezes você ‘curtiu’ coisas nas redes sociais hoje? Se habitue a elogiar as pessoas cara-a-cara.

8 – embarque em aventuras de detox digital

Uma vez por semana ou por mês, deixe seu telefone, tablet ou outro dispositivo em casa e saia em busca de aventura, seja empinado uma pipa no parque, navegando num barraco à vela, ou pedalando. Ou encontre algum lugar para passar o fim-de-semana sem Wi-Fi.

9 – controle seus aplicativos e exclua jogos

Pra reduzir a tentação de checar o telefone toda hora, personalize as preferências para que os aplicativos não mandem notificações a toda hora.

10 – faça uma pilha de telefones

Quando sair com um grupo de amigos, empilhe todos telefones no centro da mesa. O primeiro que pegar o telefone paga a conta!

O autor termina o capítulo com dicas para fazer bom uso das mídias digitais, se você resolver continuar usando. Por exemplo, pare de seguir (ou use a nova função de ‘mute’) quem não te inspira nem te motiva mais. Siga pessoas que te ajudem a atingir seus objetivos pesssoais. Interaja com as pessoas, crie vínculos com mentores, pessoas que você admira e que publiquem conteúdos que te façam uma pessoa melhor.

Conteúdo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.